Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de junho de 2014

CANTIGA PARA O TEMPO

Minhas Fotos - 2014




Enquanto a chuva escorre na vidraça da janela,
As crianças cantam cantigas para,

“São João, tara-ram-tam-tam,
Tem uma gaita ra-raita
E quando toca – roroca...

Minha colega quis saber que cantiga era essa, pois não conhecia.

Lembrei  hoje, essa cantiga de roda!
Minha mãe cantava e dançava comigo,
tocando uma gaita imaginária com as duas mãos!
Lembrança que vem de longe, muito longe!
Lá, onde  brumas pálidas escondem o tempo!
Chegam assim, feitas cantigas de roda!

Enquanto, a menina que mora em mim, ainda toca a gaita imaginária,
Enquanto, a chuva escorre na vidraça da janela, molhando  a menina dos meus olhos!



Beijos!
Jossara Bes.

8 comentários:

  1. Boa noite Jossara!
    Eis um maravilhoso poema que me fez regressar à`infância e brincar, cantar e dançar com a minha mãe! Quanta ternura e sensibilidade aqui patente. Cara amiga, estes são momentos que nos tornam felizes através da poesia. Abraços.


    ResponderExcluir
  2. Que maravilhoso e encantador texto poético...
    QUE DOÇURA E TERNURA!
    Vê-se em cada uma das tuas palavras um certo ar de alegria imbuída Indiscutivelmente no imaginário de infância.
    Trata-se de um dos textos um forma de poesia mais bonito que já li.
    Tocou-me porque, repara bem, está escrito ao compasso de música, estás a ler e a querer dançar, teu corpo balança ao sabor do imaginável som das palavras.
    Bem haja querida amiga Jo...

    ResponderExcluir
  3. Oi Jossara,

    não conhecia essa música mas é uma lindeza.
    Adoro ler seus versos, eles são tão doces e encantadores.

    Bejim e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Não sei bem se era assim o texto da canção dos dias (ou entardeceres) que antecediam o S. João (24JUN). Vagas lembranças e de variantes que se processavam (como canntigas a desafio).
    Bem contado e bem lembrado. Estamos quase no S. João, onde os divertimentos já não têm os encantos doutros tempos.
    Parabéns, A miga.


    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  5. As festas populares hoje em dia já não são as mesmas de antigamente,cada dia se perde mais a beleza das festas,cada vez há mais crise e então as festas são deixadas para trás!! É o que eu penso!! Quero desejar para ti um lindo mês de Junho,tudo de bom e não te esqueças de tambem visitar o meu cantinho,tenho novidades!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Essa cantiga de roda eu também cantei, saudades de uma infância boa. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jossara, que linda e poética lembrança…
    Essas lembranças são jóias preciosas que levamos conosco durante a vida e nos dão alegria e forças, pois nos fazem lembrar que fomos muito amadas.
    Bjs e ótimo final de semana (aqui amanhã já será feriado por causa da Copa)

    ResponderExcluir
  8. Como é gostos molhar a menina dos olhos.....
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir